PARTICIPE // DESPERTE
PARTICIPE  //  PASSO A PASSO // EDITAL  // ANEXOS
26º Salão Jovem Arte MT - Despertar Discos Imaginais
 

Como faço minha inscrição?

As inscrições são feitas de forma ONLINE e GRATUITA por meio do e-mail salaojovemarte@gmail.com - No assunto do e-mail, você deve colocar assim: categoria na qual o trabalho concorre, grafada em caixa alta, seguida do nome artístico.

Exemplo: ESCULTURA_Maria João dos Santos.

O que é o Salão Jovem Arte-MT?

O Salão Jovem Arte é a mais tradicional vitrine de artes visuais de Mato Grosso, responsável por revelar gerações de importantes artistas que compõem o panorama cultural e subjetivo de Mato Grosso.

Quem realiza?

Em sua 26ª edição, a Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso - SECEL/MT  firmou uma parceria com o Instituto Kurâdomôdo e Centro Audiovisual Luiz Marchetti - CALM.

Como e onde  será o Salão?

Acontecerá de forma expandida, trata-se de um conjunto de exposições de até 64 artistas selecionados por curadores com expertise e uma curadora aprendiz, distribuídos entre a Galeria Lava Pés, MACP-UFMT e a Galeria do Sesc Arsenal.

Quem pode participar?

Qualquer artista brasileiro ou estrangeiro, maior de 18 anos, que more em Mato Grosso há pelo menos 02 (dois) anos.

Qual o tema do Salão?

A 26ª edição - 2021 traz o tema  DESPERTAR DISCOS IMAGINAIS, que vem originalmente de um conceito da Biologia,  como metáfora para o fazer criativo dos artistas para esta edição do Salão Jovem Arte. Os discos imaginais são estruturas de alguns seres vivos. De modo simples, quando a lagarta nasce, dentro de seu pequeno organismo existem discos que carregam informações genéticas da borboleta que ela ainda vai se tornar. Da mesma forma acreditamos que a formulação e a produção do artista, estão ligadas a um momento anterior à criação, e que já está na origem do pensamento que vai dar forma e existência a uma obra de arte.

 

 

Quais são as categorias?

  • Pintura

  • Escultura/objeto tridimensional

  • Fotografia

  • Videoarte

  • Grafite/Muralismo

  • Gravura

  • Desenho

  • Ilustração

  • Instalação

  • Performance

E as obras?

Cada artista poderá inscrever, individualmente ou em grupo (coletivo), em até 02 (duas) categorias com limite de 03 (três) obras por categoria. As obras precisam ser produzidas a partir de 2019, inéditas ou que tenham participado de no máximo 01 (uma) mostra ou exposição oficial.

Atenção: dípticos, trípticos e polípticos serão considerados como uma única obra.

Atenção²: É muito importante pensar nos materiais e suportes da obra, portanto, é vedada a participação de obras com materiais perecíveis ou adulteráveis, que possam comprometer a integridade física do local, do nosso querido público ou dos bravos funcionários. Devemos respeitar os protocolos de biosegurança e não trabalhar com produtos que possam ser contaminantes.

Exemplo: trabalhos que contenham objetos cortantes, inflamáveis, contaminantes, etc.

Agora se liga neste resuminho dos documentos que devem ser anexados ao e-mail de inscrição:

I - Cópia de documento de identidade do/a artista ou representante do grupo (coletivo)

Como documento de Identidade, é aceito o RG ou CNH que contenham o CPF.

II - Portfólio ou Currículo (PDF) e minibio

O portfólio ou currículo é uma maneira de conhecermos a sua obra e ter uma ideia da sua trajetória. Se você é um jovem artista, iniciante ou amador, não se acanhe! Envie seu portfólio ou currículo mesmo assim! A minibiografia é aquele resuminho básico e deve ter no máximo 10 linhas, tipo assim:

Maria João dos Santos é uma artista brasileira residente em Rondonópolis, MT. Formada em Belas Artes pela universidade do País das Maravilhas, desenvolve um trabalho a partir de suportes não convencionais. Participou da exposição coletiva ‘Através do Espelho’ (MUM, 2023) e da exposição individual ‘Essência de Sal’ (Pinacoteca MT, 2025). Foi curadora assistente da Bienal de Artes de Mato Grosso (2027, 2028 e 2029). Em 2030, recebeu uma bolsa de estudos do TATE para desenvolver sua pesquisa ‘suportes não convencionais na escultura pós-contemporânea’ a ser apresentada no inverno de 2031.

III - 01 (um) retrato (ou autorretrato) e 03 fotos do espaço de trabalho/ateliê/estúdio (fotos em formato PNG, JPEG ou TIFF). resolução mínima de 300 DPI*

Esses retratos são muito importantes pois é a maneira que seu rostinho vai se apresentar em nosso material gráfico e de divulgação. Portanto, peça a alguém para ajudar, se for preciso. O retrato precisa traduzir sua alma artística… Brincadeira! Desde que esteja bem iluminado e seja possível ver seu rosto, está valendo!

As fotos do Espaço de trabalho também são importantes, mas não acanhe! Se seu espaço de trabalho é um estúdio de 200m² ou uma simples mesa de madeira, tudo vale! Faça boas fotos com uma iluminação adequada e envie para nós!

300 dpi*: Significa que esta foto precisa estar em ALTA RESOLUÇÃO, e isso quer dizer que o arquivo vai ser mais pesado que o normal. Talvez tenha acima de 6 megabytes. A foto em ALTA, como chamamos, é importante para ser utilizada no material gráfico sem ficar com resolução baixa, ou seja, cheia de quadradinhos pixelados.

IV - 01 (um) Comprovante de residência de 2019 e 01 (um) comprovante de residência 2021.

Só se admite como comprovante de residência faturas de consumo de energia elétrica (conta de luz), faturas de consumo de água e esgoto (contas de água) ou faturas bancárias.

Atenção: Caso não possua comprovante de residência em seu nome, deverá comprovar por meio de declaração feita por outra pessoa que possua comprovação e anexe os documentos solicitados e, na qual declare que tem conhecimento que o/a artista ou grupo (coletivo) resida no Estado de Mato Grosso há pelo menos 02 (dois) anos e, declare o endereço atual de residência do/a artista ou grupo (coletivo). Este documento deverá possuir firma reconhecida em cartório.

V - Autorização de Uso de Imagem (anexo IV)

Como as obras e imagens de artistas serão divulgadas em mídia impressa, digital e no catálogo, precisamos desta autorização.

VI - Declaração de Autoria e propriedade da obra (anexo III)

Este documento é importante e deve ser anexado no ato da inscrição, assinado.

Os documentos acima são obrigatórios para habilitação da inscrição, seja ela individual ou em grupo. Caso a inscrição seja para grupo (coletivo) a documentação anterior deve ser referente apenas ao representante.

Calma aí que ainda não acabou! Agora é a ficha de inscrição que deve ser enviada para cada obra a ser inscrita.

VII - Ficha de Inscrição de Obra (anexo II)

A ficha de inscrição é o Anexo II, que deve ser preenchida com informações de cada obra a ser inscrita. Há uma ficha para inscrições individuais e outra para inscrições em grupo (coletivo). É super simples e vamos colocar um exemplo ali embaixo.

Observações: Com exceção das obras nas categorias fotografia e videoarte, a inscrição deverá ser encaminhada com fotografias das obras (máximo 5), que possibilitem boa observação da obra, devendo as fotografias serem digitais em formato jpg, tiff ou png com resolução mínima de 300 DPIs e com boa iluminação. Algumas categorias exigem tipos diferentes de envio de inscrição, devido o tipo de suporte, por exemplo: não é possível enviar uma performance por e-mail, apenas um VÍDEO de uma performance. 

Atenção: Com exceção das instalações e performances, as obras deverão estar totalmente concluídas na inscrição.

 

Exemplo do preenchimento da Ficha de Inscrição

ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome Completo: Maria João dos Santos

Nome Artístico: Maria João

Gênero: Feminino

Cor: Negra   Etnia: (Esse campo é destinado para artistas indigenas ou que descendam de alguma etnia indigena ou comunidades tradicionais)
Data de Nascimento: 06/10/1973  Naturalidade: Rondonópolis/MT

RG: 123657-8   CPF: 123.456.789-00

Endereço: Estrada de Tijolos Amarelos, 13, Reino de Oz.

Telefone: (66) 9 9999-8877  e-mail:mariajoao@mymail.com

 

Título da Obra: A Fragilidade Masculina  Ano de Produção: 2021

Dimensões: 200x150cm

Técnica: Escultura em metal com pigmentos naturais.

Descrição: Trata-se de três grandes pilares (200x150cn)  feitos em metal com pinturas feitas a partir de pigmentos naturais. As pinturas retratam pequenas frases ou desenhos disformes. No pilar central há os dizeres “cuidado frágil”.

Categoria: 

(  ) Pintura

(X) Escultura/Objeto Tridimensional 

(  ) Fotografia

(  ) Videoarte

(  ) Grafite/Muralismo
(  ) Gravura
(  ) Desenho

(  ) Ilustração

(  ) Instalação

(  ) Performance

 

Link: (inserir o link aqui)

 

CRONOGRAMA DO 26º SALÃO JOVEM ARTE MT

Período de Inscrição

01/07/2021 a 08/08/2021 (ENCERRADO)

Período de seleção das obras

09/08/2021 a 15/08/2021 (REALIZADO)

Publicação do Resultado Oficial

16/08/2021 (REALIZADO)

Entrega das Obras

Até 31/08/2021

Período de Exposição

06/10/2021 a 10/12/2021

Período de devolução de obras

13/12/2021 a 15/12/2021

RETIFICAÇÕES

Retificação do anexo III

Retificação do anexo I

EDITAL & ANEXOS

Edital do 26º Salão Jovem Arte MT

Regulamento

Ficha de Inscrição

Declaração de autoria e propriedade da obra  (*retificado)

Autorização de uso de imagem